sexta-feira, 8 de agosto de 2014

La garantía soy yo!!! - Comprando perfumes no Paraguai

Sou da fronteira, daquelas que toma café da manhã no Brasil, almoça em Ciudad del Este (Paraguai) e janta em Puerto Iguazu (Argentina). Conheço cada cantinho, e para mim, não são só incursões de compras: adoro conhecer o cotidiano de cada uma dessas cidades.
Quem é de Foz do Iguaçu bem sabe, Ciudad del Este é muito mais que aquela baguncinha próxima à Ponte da Amizade, tem ótimos restaurantes e confeitarias, uma laguinho charmoso, vida noturna agitada... Basta perder o preconceito e se dispor a conhecer com entusiasmo.
Por esses lados, é super normal morar no Brasil e trabalhar em outro país (e vice-versa), e todo mundo se conhece! Eu mesma, quando estava na faculdade, morava no Brasil e trabalhava em Ciudad del Este - e foi uma experiência ótima. Assim pude conhecer e entender um pouco mais da dinâmica daquela muvuca toda.

Mas... quem não é daqui, tem muito receio e dezenas de dúvidas sobre comprar no Paraguai, especialmente perfumes. Já falamos das regras da importação aqui, mas agora vamos falar da qualidade e procedência dos perfumes propriamente ditos. (Vou fazer no sistema de perguntas e respostas, que é mais fácil para compreender)

 Perfumes no Paraguai são legítimos? Por que ficam tão baratos?
Se comprados em lojas de confiança, são legítimos sim. Aqui já expliquei o porquê do preço exorbitante dos perfumes no Brasil em relação ao Paraguai: culpa dos impostos! Mas como a tributação do lado de lá é mais branda, o preço fica convidativo. Existem sim bons importadores, estabelecimentos com mais de trinta anos, que têm sólidas relações comerciais com boas casas de perfumes na Europa e EUA.

Posso ser enganada ao comprar um perfume no Paraguai? 
Assim, se você estivesse na 25 de Março ou no Saara, e passasse alguém lhe oferecendo perfumes importados na rua, você compraria? E porquê raios no Paraguai seria diferente? Já me ofereceram coisas estapafúrdias como "Isabella Sabatini" ou "Rogério Cavalli" nas ruazinhas tumultuadas de Ciudad del Este! Finja que não viu o vendedor de rua, passe reto, e vá em lojas confiáveis... Simples assim!

Ok, não vou parar em camelô para comprar perfumes. Mas posso ser enganada por alguma loja?
Infelizmente, pode sim... A falsificação e pirataria são negócios extremamente lucrativos, no mundo todo - sendo as bebidas e perfumes alvos fáceis. Desconfie sempre de preços muito mais baixos que em outros estabelecimentos (coisa de 10, 15 dólares a menos), caixas sem o celofane e sem lacre, e tenha atenção redobrada com perfumes descontinuados ou os lançamentos que todo mundo quer (são os mais visados para falsificação). Confira tudo muito bem no momento da entrega, e procure boas referências antes de comprar - raramente as lojas aceitam reclamações posteriores.
Lojas de confiança (pelo menos pelas minhas experiências): Elegância Perfumaria (Shopping Jebai) e Elegância Tower (loja externa), Charme Perfumeria (Shopping Jebai), Beny Center (Shopping Vendôme), Guarani (que inclusive trabalha com um ótimo portfolio Guerlain, e fica nos Shopping Vendôme), La Petisquera (Shopping del Este e loja externa), Macedônia (Shopping del Este e loja externa) e Monalisa.
[Aproveito para deixar registrado: este não é um publipost! Como disse antes, me baseio apenas nas minhas experiências de compra.]

Os perfumes que vendem no Paraguai, são os mesmos vendidos nos Estados Unidos e Europa, ou a fórmula é diferente/inferior?
Os perfumes a venda em boas lojas são os mesmos, vindos diretamente dos países de origem, com a mesma fórmula, fixação, etc. Fique tranquilo(a)! 

Imagem da Ponte da Amizade, que une Brasil e Paraguai 
(E que já foi o maior arco de concreto armado do mundo
Créditos da Imagem: Nilton Rolin - fotógrafo e amigo!

Então, com cautela, dá pra juntar uns obamas e se jogar nos perfumes aqui no vizinho Paraguai!

Y la garantía? La garantía soy yo!!!


29 comentários:

  1. Que post interessante! Estive aí em Foz em maio e fizemos justamente isso: compras no Paraguai de manhã, cataratas lado Argentino a tarde, jantar no Brasil. Achei incrível. O Paraguai não me encantou não, mas acabei comprando umas coisinhas na Casa Americana, ou algo assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana! Se você tivesse me avisado, seria sua "guia turística"! Ciudad del Este tem aquele centrinho meio bagunçado, barulhento (que pasme, já foi mais bagunçado e barulhento!) e as pessoas associam tudo que é vendido ali como falsificação. Mas sabendo garimpar, acha Annick Goutal, Jean Patou e outras joinhas a um preço bem convidativo. As lojas têm melhorado muito, investindo em ambientes melhores, atendimento e propaganda. Vale dar uma nova chance! Beijão!

      Excluir
  2. Menina, qdo eu for de novo te levo a tiracolo com certeza! Bjos!

    ResponderExcluir
  3. oi... cheguei aqui através da matéria bbb dos blogs.
    Então vc poderia me dizer o endereço da Guarani aí no Paraguai?
    tenho um colega que vai aí e queria um perfume da Guerlain o Shalimar EDP mas não acho por aqui.
    Você conhece esse perfume?! Dizem que é maravilhoso.
    Obrigada.
    Besos
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi! A Guarani fica no Shopping Vendôme... Lá eu comprei o Shalimar EDT, o EDP não tinha. Realmente é delicioso, uma das obras-primas da Guerlain. Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir
  4. Priscila Mto bom ver como se dispoe a ajudar, gostaria de saber a sua opinião sobre comprar perfumes no paraguay para revender no Brasil.
    Bjs Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego... O problema da revenda, seria a tributação, pois para revender regularmente, seria necessário legalizar toda a mercadoria quando ingressar no Brasil, o que não compensaria os custos. Para aquisição particular, restringem-se a 5 perfumes, com repetição máxima de 3.
      Abraços, e visite sempre o blog!

      Excluir
  5. boa noite, há alguém no blog, que pode comprar e repassar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a finalidade do blog não é de comércio... não conheço quem faça este tipo de serviço!

      Excluir
  6. Oi Priscila, adorei este post. Estou indo em março para Foz, você pode por favor me dar mais umas dicas de compras diversas.

    Bjs Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia... tem um blog muito legal chamado "Paraguai Pink", que tem várias dicas de compras. O que você pretende comprar? Roupas? Maquiagens? Coisas para a casa?
      Sobre perfumes, as lojas citadas no post são as que costumo comprar.
      Beijos

      Excluir
  7. Muito obrigada, quero comprar um pouco de cada... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Oi priscila. Eatou indo para Foz amanhã e pesquisando na internet cheguei ao seu blog e gostei muito. Poderia tirar a dúvida se é maia vantajoso pagar aa compras em dólar ou em real mesmo? Se em dólar, onde vc indica para trocar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, desculpe mil vezes a demora para responder... Será que ainda consigo te ajudar?
      É o seguinte, cada loja faz sua cotação, algumas poẽm uma diferença considerável. Por isso prefiro trocar na casa de câmbio (a Cambios Chaco costuma ter uma cotação boa). Fique atento a algumas séries de notas de dólares - as lojas não aceitam.
      Beijos, e mesmo depois da visita aqui, visite sempre o blog!

      Excluir
  9. Olá vou amanhã ou na sexta em Ciudad, a charme ainda continua sendo uma boa opção de produtos originais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! Seguido eu compro na Charme e nunca tive problemas. Confere tudo bem certinho na hora da entrega, ok? Beijos!!!

      Excluir
  10. e a farmacia amadeus conhece tem produtos originais e tester onde vende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Farmácia Amadeus já ouvi algumas reclamações... Por via das dúvidas não comprei perfumes lá ainda, sei que em cosméticos eles têm preços bons. Testers você pode verificar na Charme, costuma ter, pelo menos dos mais famosinhos. Beijos Denise!

      Excluir
  11. Olá Priscila, excelente POST.
    Já fui no paraguai, mas faz anos (Salto Del Guairá) mas será a primeira vez que irei a Cidade Del Leste.
    Confesso que não entendo muito a respeito da tributação, tampouco conheço a dinâmica de travessia e fiscalização da ponte da amizade.
    Sobre os preços, você tem a base de algum produto?.. No mais, há alguma dica de hotel ou pousada, bem como cautelas a se tomar?

    abraço!! e obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilix
      A travessia da ponte está ficando cada vez mais organizada. Atualmente está em reformas, então pode ser que leve um tempinho a mais se for de carro.
      Sobre a tributação, a cota de isenção é de US$ 300,00, não podendo repetir mais de 10 itens similares, nem três idênticos.
      Para consulta de preços, algumas lojas publicam a lista no próprio site (Charme, Elegancia Company). Outras, basta adicionar ou curtir a página no Facebook, que rapidinho respondem inbox.
      Hotel, aqui tem de resort estrelado, a B&B e hostel baratinho, além do bom e velho Ibis, que fica bem localizado, custa pouco e você já sabe o que esperar.
      Cautelas: não dê conversa aos vendedores de rua, vá de roupas simples, confortáveis e pouco chamativas, e muito cuidado com vans e táxis.
      Espero ter ajudado!
      Abraço

      Excluir
    2. Nossaaaa, ajudou demais!! ATÉ TAXI? Quais cuidados, desculpa perguntar :/
      VOU NEM DE CALÇA RSRSRS HAVAIANA E BERMUDA RSSRRS

      Excluir
    3. Não pegue táxi ou vans com desconhecidos... Na bagunça das sacolas é capaz de ter alguma furtada, ou pior, lhe atribuírem uma bagagem que não é sua, com sabe-se lá Deus o quê dentro! Os ônibus de linha costumam ser a preferência do pessoal para cruzar a ponte: é barato e mais tranquilo.

      Excluir
  12. Uau! Amei conhecer vc!
    Estarei sempre por aqui.
    Obrigada pelas dicas!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá, pra comprar perfume (pode ser tester) na farmácia Amadeus e vinho na Lá Petisqueira são os melhores lugares ou vc recomenda outros? Quero achar um milagre, mais barato, com grande variedade e originais hehe Obrigada pela sua ajuda nesse site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia! Eu já ouvi reclamações sobre a Amadeus... Na dúvida, prefiro a Charme. Até porque lá se comprar em quantidade fazem preço de atacado (converse com os vendedores) e são originais com certeza. Vinhos no Paraguai a La Petisquera e a Macedônia têm.
      Beijos

      Excluir
  14. Oi , Patricia

    Quero saber que tipo de reclamaçoes teve com
    Farmacia Amadeus ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse, eu pessoalmente não tenho reclamações sobre a Amadeus. O que vi de comentários, especialmente em grupos de Facebook, era sobre a disponibilidade e a origem dos perfumes, mas não posso afirmar uma experiência de compra, pois nunca comprei perfumes lá.

      Excluir